Obra que nunca existiu estava sendo cobrada
Moradores da rua Gabriel Zimermann, no bairro São Luis, se assustaram quando souberam que estavam devendo um calçamento que nunca existiu. A cobrança consta no setor de Tributação da prefeitura, mas não era de conhecimento dos supostos devedores.
Quando um dos moradores foi até à prefeitura solicitar uma certidão negativa, documento que atesta as dívidas do imóvel ou terreno, soube que devia mais de R$ 4 mil referentes à uma obra que nunca foi feita.
De acordo com uma das moradoras da rua, Denise Motta, em 2005 foi feito um levantamento de quem estaria disposto a pagar pelo benefício. Poucos dias depois, representantes da Codeb se reuniram com os moradores, mas segundo Denise ninguém assinou qualquer documento.
Procurado pelo Jornalismo da Rádio Cidade, o atual responsável pela Codeb, Vilanir Santos, informou que ninguém irá pagar por um serviço que não foi executado. Ele ressaltou que esta situação também já era de conhecimento da administração e que um levantamento está sendo feito para descobrir onde há obras realmente concluídas.
Segundo Vilanir, em casos como o da rua Gabriel Zimermann, é preciso que o morador procure a Codeb e, através de fotos, comprove que a rua não recebeu o calçamento ou asfaltamento. Nessas situações, a própria Codeb irá emitir uma declaração que deverá ser utilizada para dar baixa na dívida junto à Tributação. Ele declarou que não existe motivo para alarde, mas os contribuintes podem procurar a Codeb para regularizar a situação.


